domingo, 5 de maio de 2013

Encontrando a Escala Menor Melódica

 

  Um grande problema de todos nós que estudamos música, é decorar o grande número de escalas que existem, e que vão aparecendo a medida que vamos progredindo em nossos estudos, para piorar, nem sempre o método para se encontrar uma escala é o mais claro, visto que, alguns autores dão voltas e mais voltas até chegar a escala desejada.
    
    Um bom exemplo disso, é a escala Menor Melódica, uma escala extremamente importante, e que é usada em muitas vertentes musicais, muito fortemente empregada em Jazz, Funk,  Música Erudita e em muitas outras. Em faculdades de música, e em muitos livros, a forma utilizada para gerar essa escala é o mais complicado possível, na forma acadêmica, para se conseguir um Cm melódico, você teria que: Pegar a escala de C, inverter, e pegar a relativa... coloca um G#, vira menor Harmônico, mas a ascendente é uma forma, descendente é de outra, ai vem a 6° e a 7°,e bla bla bla ...  
    Mas, você vai ver, que é bastante simples se alcançar a Escala menor melódica, Veja abaixo:


Aqui nós temos a escala de C:


C - D - E - F - G - A - B
C maior natural

    Para tornar C maior natural, em uma Escala menor melódica, se usa o mesmo esquema de se deixar um Acorde maior, menor, que é Abaixando a 3° em meio Tom, um exemplo, se eu tenho o Acorde de G, a tríade dele é formada por ( G - B - D ), para eu obter G menor, eu abaixo o 3° grau em meio, então fica: ( G - Bb - D ), pronto, temos um acorde menor.

    Para tornar uma Escala maior natural, uma escala menor melódica, se faz o mesmo, abaixa o 3° grau da escala em meio tom, exemplo:


     C - D - Eb - F - G - A - B
Cm melódico

Pronto, eu ja tenho a Escala de C menor melódico, e você pode fazer isso com todas os outros tons, pegando a escala maior, e abaixando 3° Grau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário